XVII Caminhada da Procuradoria-geral regional do Porto

cartaz-xvii-caminhada-da-pgrporto

XVII Caminhada PgReg Porto; 03.06.2023; Arouca; Caminhada das Pedras Parideiras

 

A Procuradoria-geral regional do Porto congrega a XVII CAMINHADA -CAMINHADA DAS PEDRAS PARIDEIRAS-, que terá lugar no dia 03.06.2023, sábado, pelas 09h30.

A caminhada terá início e fim na Aldeia do Merujal, Urrô, Arouca, decorrendo por caminhos rurais e de montanha, limpos e bem preservados.

O percurso tem um traçado com 17,5 Kms, em terreno montanhoso, com subidas e descidas moderadas na sua extensão e inclinação, apresentando, ao km 12, uma subida abrupta, mas pouco prolongada.

São focos de interesse o manto colorido formado pela floração da urze, tojo e carqueja; as aldeias de Albergaria da Serra, Castanheira, Cabaços, Mizarela e Merujal; as pontes e moinhos do rio Caima; as Pedras Boroas; as antas e mamoas; as Pedras Parideiras; as Marmitas de Gigante; o Contacto Litológico da Mizarela; a cascata da Frecha da Mizarela; e os miradouros.

Decorrerá, como habitualmente, o concurso fotográfico Um Olhar sobre a Caminhada.

Estima-se um tempo de duração de 7 (sete) horas, incluindo já a pausa para o almoço ligeiro, que cada um levará de casa e transportará em mochila adequada.

O percurso é de dificuldade moderada, considerando algumas inclinações e a extensão que apresenta. É, contudo, acessível a todos aqueles que, mesmo não tendo grande preparação física, estão habituados a caminhar. A disponibilidade de material técnico como vestuário e calçado adequado e o uso de bastão de caminhada, podem facilitar a tarefa. Cada participante deverá aferir cuidadosamente da sua aptidão para o abordar;

Mais informações sobre o percurso e a caminhada podem ser encontradas na documentação anexa.

No final da caminhada haverá um convívio gastronómico na Mercearia-Tasquinha da Montanha na aldeia do Merujal, cujo preço por pessoa será de €15;

Inscrições - abertas a magistrados, funcionários, amigos e familiares -até às 17h00 do dia 01.06.2023, (quinta-feira), na Procuradoria-geral regional do Porto -Fernando Martins (222 092 645/ 918 265 830 /martins.faf@gmail.com)

 

Informações

Como chegar