Ofensa à integridade física; falsificação; denegação de justiça; pronúncia | Ministério Público na Comarca de Braga

Ofensa à integridade física qualificada; falsificação; denegação de justiça; prevaricação; subcomissário da PSP; jogo de futebol da Primeira Liga; despacho de pronúncia | Ministério Público no Juízo Central de Instrução Criminal de Guimarães

Por despacho proferido no dia 28.04.2017, o Juízo de instrução criminal de Guimarães, da Comarca de Braga, pronunciou um arguido, Subcomissário da PSP, pela prática de dois crimes de ofensa à integridade física qualificada, dois crimes de falsificação e dois de denegação de justiça e prevaricação.

De acordo com a acusação deduzida, cuja factualidade foi agora confirmada pelo despacho de pronúncia, no dia 17.05.2015, após a conclusão do jogo de futebol que opôs as equipas profissionais do Vitória Sport Club e do Sport Lisboa e Benfica, no exterior do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, um Subcomissário da PSP, ali em funções de policiamento, agrediu dois cidadãos, com murros e com o bastão, após um deles ter dirigido contra si impropérios a propósito do policiamento do jogo.

Posteriormente, o mesmo arguido elaborou documentos e um relatório, narrando aquele episódio, no qual fez constar factos e uma versão que não correspondiam à verdade.