Homicídio tentado; acusação | Ministério Público na Comarca de Braga

Homicídio tentado; disparo de arma de fogo no contexto de discussão de vizinhança; acusação | Ministério Público no Diap da Procuradoria da República de Braga (Guimarães, 1.ª secção)

No dia 29.01.2021, o Ministério Público no Diap da Procuradoria da República de Braga (Guimarães, 1.ª secção) acusou um arguido pela prática de um crime de homicídio na forma tentada, agravado pelo uso de arma de fogo.

Considerou indiciado que no dia 09.08.2020, pelas 21h00, no bloco habitacional onde residia, sito em Celorico de Basto, o arguido travou-se de razões com um vizinho e com a vítima -um indivíduo do sexo masculino que com este vizinho vivia-, por entender que os mesmos estavam a fazer barulho em excesso.

No decurso da troca de palavras que se gerou entre todos, a vítima subiu as escadas em direcção à residência do arguido e como este lhe tivesse fechado a porta de casa na cara desferiu um pontapé na referida porta.

De seguida, o arguido abriu novamente a porta empunhando uma pistola de calibre 7,65 municiada e efectuou um disparo na direcção da vítima, trespassando-he o tronco, atravessando o projéctil o abdómen e saindo pelas costas.

Accionado de imediato o socorro de emergência, a vítima foi assistida por uma VMER, transportada ao hospital e sujeita a terapêutica de urgência, com intervenção cirúrgica; e só não morreu por lhe ter sido prestada de imediato esta assistência médica.