Furtos qualificados; acusação | Ministério Público no DIAP do Porto

Furtos qualificados; assaltos a casas de residência; grupo organizado proveniente da Geórgia; acusação | Ministério Público no DIAP do Porto

No dia 14.10.2013, o Ministério Público deduziu acusação contra 13arguidos, todos nacionais de países do leste europeu (Ucrânia e Geórgia), imputando-lhes, entre o mais, a prática de crimes de furto qualificado.
Os arguidos, provenientes da Geórgia, deslocaram-se para Portugal com o intuito de procederem ao assalto de casas de residência e de delas retirarem, preferencialmente, objectos de ouro, joias, relógios, computadores e outros objectos facilmente transportáveis, assim como o dinheiro que encontrassem.
Organizados para o efeito, liderados por um dos arguidos que também recebia o produto dos assaltos e tinha a seu cargo o seu escoamento, os arguidos, que constituiram subgrupos de actuação -o Grupo do Porto, o Grupo de Aveiro e o Grupo do Algarve-, levaram a cabo, no período compreendido entre 22.06.2011 e 12.06.2013, pelo menos 37 assaltos, ou tentativas de assalto, a casas de residência, subtraindo bens e quantias cujo valor global superou os €240 000.
O grupo estendeu a sua acção praticamente a todo o país, efectuando assaltos nas seguintes localidades: Matosinhos, Maia, Porto, Aveiro, Sacavém, Oeiras, Barreiro, Pinhal Novo, Guimarães, Valongo, Cascais, Portimão, Faro, Sines, Albufeira, Castelo Branco, Santa Maria da Feira e Abrantes.
Os assaltos eram levados a cabo durante o dia, aproveitando a ausência dos residentes; para entrar nas casas os arguidos utilizavam gazuas e chaves que eles próprios fabricavam.
Três dos arguidos aguardam julgamento sujeitos à medida de coacção de prisão preventiva.