Corrupção; condenação | Ministério Público na Comarca de Aveiro

Corrupção; condutor sobre elemento da GNR; condenação | Ministério Público no Juízo de Competência Genérica de Arouca, Comarca de Aveiro

O Juízo de competência Genérica de Arouca, na Comarca de Aveiro, por sentença de 19.04.2017, condenou um arguido, condutor de veículo automóvel, na pena de 1 ano e 2 meses de prisão, suspensa na sua execução pelo mesmo período de tempo e com a condição de, em 45 dias, entregar a uma Instituição a quantia de 500,00€, pela prática de um crime de corrupção activa.

Na sentença o tribunal deu como provado que, uns dias antes, o arguido, ao ser interpelado por dois elementos da GNR quando conduzia um automóvel sem o cinto de segurança, ofereceu a um dos guardas, quando este elaborava o respetivo auto, a quantia em dinheiro que trazia dentro da carteira, exibindo o seu conteúdo. A este comportamento o referido elemento da GNR respondeu com voz de detenção ao condutor. Posteriormnete, veio a apurar-se que o mesmo tinha na carteira que exibira a quantia de 40.00€.