Buscas a 18.10.2018; detenções | Ministério Público na Comarca do Porto

Tráfico de influência, participação económica em negócio, corrupção, corrupção ativa e passiva, e falsificação de documento; buscas; esclarecimentos nos termos do artigo 86.º, nº 13, do Código de Processo Penal; Ministério Público (DIAP, secção distrital) na Comarca do Porto

No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP do Porto, secção distrital, foi determinada a realização, esta quinta-feira, dia 18 de outubro, de 4 buscas domiciliárias, 6 buscas em instalações de pessoas coletivas e uma na sede de entidade pública ligada ao turismo.

Foram detidas 5 pessoas.

Os interrogatórios destes 5 detidos estão agendados para o dia de amanhã, no TIC do Porto.

A investigação, na sua essencialidade, tem como objeto atividade levada a cabo por entidade e pessoas ligadas à promoção do turismo.

As buscas decorreram nas comarcas de Porto, Viana do Castelo e Viseu e foram efetuadas pela Polícia Judiciária.

No inquérito investigam-se factos suscetíveis de integrarem os crimes de tráfico de influência, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção passiva e corrupção ativa e falsificação de documento.

Em 20 de junho de 2018, no âmbito do mesmo inquérito, tinham sido realizadas várias buscas, tal como consta da nota emitida por esta PGDP naquela mesma data; no decurso dessas diligências 5 pessoas foram constituídas arguidas e duas delas foram agora detidas.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça e a presente informação é prestada ao abrigo do art.º 86.º, n.º 13, al. b), do Código de Processo Penal.