Braga; suicídio; estudante de Adaúfe | Ministério Público de Braga

Suicídio; estudante de Adaúfe; arquivamento do inquérito | Ministério Público de Braga

Por despacho datado de 30.04.2014, o Ministério Público de Braga determinou o arquivamento do inquérito em que se investigavam as causas da morte de um jovem que frequentava o 9º ano de escolaridade na Escola EB 2/3 de Palmeira, Braga, sucedida no dia 12 de Janeiro de 2014, em Adaúfe, Braga, concluindo que tal morte não resultou de factos com relevância criminal.
A investigação revelou que a situação do jovem fora sinalizada em Janeiro de 2010, Março de 2012 e Setembro de 2013, por alterações comportamentais e de aproveitamento escolar, e objecto de intervenção da CPCJ, da escola e das instituições de saúde, sempre em articulação com a família.
A investigação encarou ainda a possibilidade aventada de o jovem ser vítima de “bullying”, indiciando que no dia 09.01.2014 fora alvo de condutas de colegas da escola, susceptíveis de integrar infracção de injúria; afastou, porém, qualquer relevo criminal destes factos como causa da morte do jovem.
No mais, a investigação constatou um quadro em que o jovem, não convivendo assiduamente com os colegas de turma, não era por eles hostilizado.